úLTIMA ATUALIZAÇÃO: 27/03/2020

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QUAL O NOSSO CONTEXTO EM RELAÇÃO AO COVID-19?

  1. Apesar do Brasil não ser foco da pandemia, o número de casos tem avançado rapidamente. Isso não só no nosso país e em todo mundo, por isso é um tópico que vem cheio de incertezas e todas as decisões tomadas pela AIESEC e pela AIESEC no Brasil estão sendo focadas, em primeiro lugar, na segurança dos nossos intercambistas e membros em primeiro lugar e, em seguida, em garantir segurança e sustentabilidade para a organização. Por fim, quando falamos de segurança para os nossos intercambistas, precisamos pensar tanto em questões de saúde quanto de mobilidade, o que leva aos próximos dois pontos.

  2. O primeiro desafio que temos com o corona é garantir dentro do possível a saúde dos nossos stakeholders. Isso significa evitar aglomerações, buscar ficar em casa, ter atenção a higiene pessoas, principalmente lavagem das mãos, além de ficar atento as sintomas e procurar o médico caso seja necessário. Isso significa que projetos e expedientes de trabalho estão sendo cancelados, o que inclui nossa organização.

  3. O segundo desafio é a mobilidade ao redor do mundo. Em uma tentativa de conter o avanço da pandemia, muitos países fecharam fronteiras ou estão por fechar, o que pode comprometer a volta pra casa dos nossos intercambistas. 

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COMO A PANDEMIA AFETARÁ NOSSAS OPERAÇÕES?

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Nós não iremos fazer prospecção e abordagem de novos partners até 15/04. Isso é por entendermos que, no cenário atual, abordar novas ONGs, startups e empresas para apresentar a AIESEC seria "desperdiçar" novos LEADs no momento que eles não estão favoráveis a fechar contratos e, além disso, pode passar uma imagem irresponsável da organização. Para partners que já estejam no flow ou que irão passar por um processo de re-open, podemos continuar com o flow de vendas normalmente, mas atento ao discurso adequado ao cenário atual e também em alinhar sobre abertura de oportunidades apenas para RE posterior a 01/06 com possibilidades de alteração dependendo da evolução do COVID-19 no Brasil e no mundo. Por fim, para GV e GE, o foco é em vender RE no final do ano ao invés do pico de junho e julho.


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Seguiremos os nossos processos de consideration normalmente, mas só serão permitidos APDs para RE após 01/06. Além disso, atenção na adaptação do discurso para EPs e a possibilidade de alterações devido a evolução da pandemia. Nos próximos dias desceremos informações de como os nossos IR Partners irão trabalhar nas próximas semanas para ajudar vocês a buscarem os resultados que os CLs e a @BAZI precisam. 


O direcionamento é que todos os REs previstos até 31/05 sejam adiados para após 01/06. Caso o adiamento não seja possível, o recomendado é a quebra desse approval. Mais detalhes sobre isso e o passao a passo do que vocês precisam fazer está nossa planilha de direcionamentos que explico já já.

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A nossa recomendação é que, para GV e GE, todos os realizes sejam interrompidos o mais rápido possível para que os EPs possam retornar para suas casas, tanto considerando o cenário de saúde quanto de mobilidade. No caso de GT, para FIN após 01/06, o recomendado é continuar com a experiência e garantir alinhamento entre EP e partner sobre medidas de segurança em relação ao COVID-19, como por exemplo home office e quarentena. Se o RE acontecer antes dessa data, assim como GV e GE, o recomendado é quebrar o realize para que o EP possa voltar pra casa o quanto antes. Mais detalhe sobre esse passo a passo também estará na planilha de direcionamentos.


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Para garantir que estamos conseguindo dar o suporte individual necessário para todos os EPs no Brasil e também aqueles que estavam com viagem marcada para iniciar os intercâmbios até 31/05, nós iremos mapear todas as pessaos nessa situação e o passo a passo de cada uma. No bit.ly/icxvscorona vocês encontrarão abas direcionadas especialmente pra isso. 

É extremamente importante que TODAS as informações sejam preenchidas completamente. 

As DDL de mapamento já passaram, mas caso falte alguém do seu CL, garanta que essas informações serão adicionadas a planilha o mais rápido possível.


OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Esses são direcionamentos gerais. Caso tenha algum caso específico, avalie localmente qual a melhor decisão a se tomar e procure o ECB e o MC caso necessite de suporte e conselho sobre o que fazer.

  • Não realize nenhuma quebra de RE ou APD diferente do que foi direcionado sem a validação do ECB antes.

  • O mais importante nesse momento é sermos muito voltados ao consumidor! Os EPs podem estar assustados e inseguros com todo o contexto, é importante você mostrar que eles não estão sozinhos, que o seu CL prestará o suporte que ele precisa, mas também deixar claro quais serão as coisas que vocês poderão ou não fazer como CL.

  • Para EPs que estão presos no Brasil devido a fechamento de fronteiras por parte do governo, garantam que eles terão todo suporte possível até o momento de ir embora. Até a data de FIN, é nossa obrigação fornecer acomodação para esses EPs. Após o FIN, por favor, façam de tudo para continuar oferencendo um local para eles ficarem, seja continuar no host, host de emergência, alguém do CL, enfim... Se não for possível nada disso, ai então o EP é responsável por possíveis custos que venham surgir. O que não pode de jeito nenhum? Deixar o EP sem suporte! Nessa situações, também é importante que o EP esteja em contato frequente com Embaixada do seu país e Companhia Aérea.

  • Para EPs que quiserem continuar o RE ou manter a data de RE no caso de EPs APD, lembrem de assinar o termo de responsabilidade desses EPs. Isso vai ser muito importante para resguardar o CL de vocês caso esse EP fique sem projeto ou qualquer outra consequência. Nós alteramos os dois termos de acordo com alguns feedbacks que recebemos da rede nos últimos dias. Os novos termos já estão disponíveis e você pode encontrar eles aqui: bit.ly/responsacorona.

  • Por fim, mais uma vez, seja voltado ao consumidor e muito empático em relação ao que o EP está vivendo. A melhor forma de saber se você está fazendo as coisas certas é se perguntar "O que eu esperaria da AIESEC se fosse eu um EP em outro país nesse momento?". Confio muito em vocês para mostrar pro mundo que realmente o Brasil é a melhor escolha de entidade para se fazer um intercâmbio!

AONDE ENCONTRO DIRECIONAMENTOS DO QUE PRECISO FAZER? 📙

O time de ICX construiu uma planilha de direcionamentos passo a passo sobre o que fazer com EPs em cada fase do Costumer Flow nos próximos dias, de Attraction a RE. Nela você também encontra como cada um dos nossos ir partners pretende trabalhar durante a crise de covid-19.

ALÉM DISSO, O TIME DE ICX FEZ UM DOCUMENTAÇÃO COM RECOMENDAÇÕES DE GESTÃO DE TIME, TASK POR SUBTIME DENTRO DA ÁREA E RECOMENDAÇÕES DE DISCURSOS DE VENDAS.

para mais informações, procurar o mc de rede.